Biografia de um saco plástico

Trata-se de um belo curta metragem chamado Plastic Bag, do diretor americano Ramim Bahrani. Em cerca de 18 minutos este curta mostra a jornada de uma sacola plástica, desde o momento que é adquirida pela sua dona em um supermercado, mostrando o seu descarte, a passagem por lixões, sendo assoprada pelos ventos por estradas, florestas, ruas, rios até chegar às praias e finalmente nos oceanos, formando a conhecida “sopa de plástico do Oceano Pacífico”.

O apelo triste e poético deste filme deixa à mostra a solidão vivida pela sacola plástica, que durante a história se pergunta onde está a sua dona e o que teria acontecido com ela. Nossa personagem termina no fundo do oceano, sem saber a quanto tempo está rodando pelo mundo e se a dona ainda está viva, mas se ela tivesse como voltar diria apenas uma coisa para a sua dona: “I wish you had created me so that I could die”Eu queria que você tivesse me criado para que eu pudesse morrer.

A mensagem final da sacolinha plástica é um soco no estômago, que nos abre um espaço para pensar sobre nossas criações, feitas para durar mais do que nós mesmos.

Assista abaixo o curta dividido em duas partes:


0 comentários:

Postar um comentário